Hipertensão Arterial
“Tenho pressão alta?” “Minha pressão nunca controla” “Pressão alta dá dor de cabeça?” “Me sinto melhor quando minha pressão está alta” “Tomo muito remédio e quero tomar menos porque não sinto nada”
Essas e várias outras perguntas e dúvidas são frequentes no consultório. Apesar da hipertensão ser uma doença comum, ainda há muita desinformação sobre o que a hipertensão pode fazer no nosso organismo.
Pela Sociedade Brasileira de Cardiologia é considerada pressão elevada níveis acima de 140/90 mmHg. Em alguns casos específicos, ela deve ser mais baixa ainda.
O nefrologista age para tratar a hipertensão, uma vez que a mesma tem origem nos rins através de suas artérias e o rim também sofre consequência dessa quando a pressão alta leva a destruição do órgão. Toda pressão alterada é possível de ser tratada. O rim não suporta pressão alta. Aos poucos ele vai diminuindo sua função. Para de filtrar o sangue e permite que ocorra muito inchaço com a retenção de líquidos.
O nefrologista tem como objetivo preservar o rim para que não chegue ao extremo de necessitar de hemodiálise ou transplante renal
